Make your own free website on Tripod.com

Quem é Salman Rushdie?

Autor de Língua Inglesa, nasceu em 1947 em Bombaim, na Índia, imigrou em 1965 para a Inglaterra. Suas narrativas giram em torno das identidades fraturada pelo imperialismo. Suas narrativas são marcadas pelo realismo- fantástico. Com a publicação de Versos Satânicos (1988), o ayatoallah Khomeini do Irã, proclamou a fatwa, a morte do "traidor" da religião islâmica. Com isso, Rushdie vive até hoje em lugar desconhecido.

Obra:

Voltar

Quem foi Oswald de Andrade?
(1890 - 1954)

Oswald de Andrade foi um dos maiores inovadores de Literatura Brasileira deste século. Articulou com a burguesia paulista e outros artistas a Semana de Arte Moderna de 1922. A obra de Oswald de Andrade não se restringe apenas às primeiras transformações da Semana, até o final de sua vida sempre procurou inovar e pensar a cultura brasileira. Como exemplo, temos a formulação da Antropofagia, na literatura inova com o ready-made lingüístico e a colagem fotográfica (ex: Os condenados, Memórias sentimentais de João Miramar, Serafim Ponte Grande), bem como a técnica muralista, amplamente explorada no Marco zero.
Sempre crítico de seu tempo, Oswald soube apontar como ninguém as fissuras das elites do país.
Na década de 60 é resgatado pelos poetas concretos, pelo movimento da Tropicália e no teatro tem seus textos montados por José Celso de Martinez, o mais oswaldiano dos intelectuais brasileiros.

Obra:

Voltar

Quem foi António de Alcântara Machado?
(1901 - 1935)

Cronista paulista narrou o cotidiano da colônia proletária italiana em São Paulo.

Obra:

Voltar

Quem foi Oscar Wilde?
<1854-1900

Oscar Wilde era irlandês de Dublin. Em 1874 recebeu seu primeiro prêmio pelo poema Ravenna, tornando-se conhecido como autor.
Se notabilizou como poeta, romancista e dramaturgo.
Crítico de seu tempo era satirizado pelos seu gosto excêntrico,suas idéias anarquistas e seu homossexualismo, custando-lhe um processo.
No romance O retrato de Dorian Gray( The portrait of Dorian Gray) apresenta sua visão em relação sobre as relações humanas e a estética.
Recentemente,no Reino Unido, deixou de ser autor "non-grato"nas escolas, sendo seus livros então no ensino secundário.

Principais Obras:

Voltar

Quem foi Gregorio de Matos Guerra?
Poeta baiano (1623-1696) que através de sua poesia desmascarou o poder vigente. Pela sátira, Gregório deu uma novo perfil à cultura brasileira do Brasil Colônia.

Poesias Reunidas. Editora Cultrix, São Paulo, 1976

Voltar

Quem foi Manuel Bandeira?
Nascido em Recife(PE) em 1886, mas vivendo desde cedo veio morar no Rio de Janeiro, Manuel Bandeira antecipou-se aos modernistas no uso do verso livre. Sofrendo de tuberculose, parte para um santório na Suiça para se tratar, lá acaba tendo contato com a poesia decadentista. Acreditando que cedo morreria e sob influência dos poetas decadentistas(ex: Baudelaire) Bandeira carrega sua poesia de temas fúnebres.Falece porém,em 1968 no Rio de Janeiro

Obra:

1917 -Cinza da hora; 1919- Carnaval; 1924-Poesias ;1930- Libertinagem ;1936-Estrela da Manhã ;1948- Mafuá do Malungo ;1952 -Opus 10; 1966-Estrela da Tarde ;1968-Estrela da VIda Inteira

Voltar