Make your own free website on Tripod.com

SEDI

Document Title

Sabemos que vivemos no país dos paradoxos, carroças e carros importados dividem o mesmo espaço na rua, analfabetos e "doutores" disputam o mesmo mercado de trabalho, no baile alucinado da chamada pós-modernidade, que acontece no país do vale-tudo. Dignidade, respeito, integridade e identidade cultural aos poucos vão desaparecendo.

Os educadores não conseguem mais enxergar uma luz no fim do túnel para o caos instaurado na educação. Absurdo pensar que a formação humanísta possa estimular os alunos a produzirem e a entender a função da escola. Mas como diria Guimarães Rosa, “a luz nasceu do absurdo” e a direção da ESCOLA DÍNAMIS, sediada no Bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, enxergou esta luz.

Em maio último, promoveu um concurso de prosa e poesia "Anseios e Desejos" com o objetivo de estimular seus alunos a produzir textos literários, como prêmio, seriam levados a uma visita a Academia Brasileira de Letras. Vários alunos participaram, uma vez que o concurso foi facultativo para os alunos dede Primeiro e Segundo Grau, e 14 destes foram selecionados, inicialmente. A Escola portanto alcançava seu primeiro desafio.

Voltando-se para o humanismo, base para uma formação cultural sólida e de um bom relacionamento social, a escola estimulada pelos seus alunos funda a S.E.D.I (Sociedade dos Escritores Dínamis). Seu objetivo, portanto, não é apenas ser mais uma oficina literária, e sim um espaço para discussões e reflexões culturais, um espaço onde seus participantes possam perceber a importância da leitura na sua formação social e profissional.

Assim sendo, acreditamos que com esta iniciativa da escola e principalmente o entusiasmo de seus alunos, da S.E.D.I saiam os futuros pensadores do país.

Profa: Muna Omran

HOME